Câmara Municipal de Nova Mamoré aprova Projeto de Lei nº 50-GP/2024

por Estácio Gomes da Silva Neto publicado 17/04/2024 14h30, última modificação 17/04/2024 14h57

A aprovação desse projeto de lei na 9ª sessão ordinária, realizada em 15/04/2024 pela Câmara dos Vereadores de Nova Mamoré, reforça o compromisso em proporcionar uma educação de qualidade e equitativa para todos os estudantes do município.

Agora, vamos explorar os objetivos do Programa de Alfabetização e Inclusão Cidadã (PAIC/NM):

Alfabetização: O PAIC/NM concentra-se no ensino das habilidades de leitura e escrita em um sistema alfabético. O objetivo é capacitar os alunos a ler e escrever palavras e textos com autonomia e compreensão.

Consciência fonêmica: O programa visa desenvolver o conhecimento consciente das menores unidades fonológicas da fala e a habilidade de manipulá-las intencionalmente. Isso contribui para uma base sólida na compreensão da linguagem oral e escrita.

Fluência em leitura oral: Aprimorar a capacidade dos alunos de ler com precisão, velocidade e prosódia adequadas. Uma leitura fluente é essencial para a compreensão eficaz de textos.

Literacia: Ampliar o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas à leitura e escrita. Isso inclui não apenas a decodificação de palavras, mas também a compreensão de seu significado e aplicação prática.

Literacia familiar: Promover práticas e experiências relacionadas à linguagem, leitura e escrita, vivenciadas pelas crianças com seus pais ou cuidadores. A participação ativa da família é fundamental para o sucesso educacional.

Numeracia: Fortalecer o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas à matemática. A compreensão dos números, operações e resolução de problemas é essencial para a formação integral dos estudantes.

Esses objetivos trabalham em conjunto para cumprir a missão central do PAIC/NM, que visa garantir a qualidade da alfabetização e reduzir as desigualdades de aprendizagem, promovendo uma educação inclusiva e acessível para todos.