CÂMARA DE VEREADORES ECONOMIZA E DEVOLVE DINHEIRO AOS COFRES DA PREFEITURA

por Maria Vicente publicado 30/01/2019 16h42, última modificação 30/01/2019 16h42

No último dia 30 de dezembro, último dia de expediente nas repartições públicas municipais antes da virada do ano, o presidente da Câmara de Vereadores de Nova Mamoré, vereador Altamir Fochesatto (PDT), reuniu-se com o prefeito Professor Claudionor (PDT).

Na oportunidade, o chefe do poder Legislativo fez a entrega de um cheque no valor de R$ 24.378,86, que corresponde à sobra do orçamento que a Câmara não utilizou no exercício de 2018. O montante reforçou o caixa da prefeitura para 2019, podendo ser empregado em qualquer área.

Em 2017, a Câmara já havia devolvido aos cofres do Executivo o montante de R$ 34.853,28, para ser empregado no exercício de 2018. Para o presidente do Legislativo a devolução de recursos ao Executivo durante o biênio (2017/2018), demonstrou a forma austera como os recursos públicos foram administrados durante sua gestão.

Altamir enumerou algumas de suas realizações à frente da presidência do Legislativo, tais como: Aquisição de material permanente (notebook, computadores, TV, ar-condicionado, etc.), no valor de R$ 75.734,48. Implantou o projeto de paisagismo e fachada da Câmara, com espelho d’água, bancos com luminárias, revestimento de piso externo e estacionamento, no valor de 171.168,30.

Implantou a Ouvidoria Parlamentar, em atendimento às normas do Tribunal de Contas do Estado – TCE/RO. Também aderiu ao site do Senado Federal através do INTERLEGIS, ficando novamamore.ro.leg.br, o mesmo atende o Portal Transparência e página com toda história legislativa de cada vereador.

Por fim, a Câmara aprovou inúmeros requerimentos, indicações, projetos, resoluções, Projetos de Leis do Legislativo e do Executivo. Além de ter entregue vários títulos de cidadania, homenageando personalidades importantes que são destaques na sociedade novamamorense. Altamir agradeceu aos servidores da Casa, os colegas vereadores, à população e disse que ao longo dos dois anos de gestão do biênio 2017/2018, a Câmara, sob sua gestão adotou uma política de economia e transparência. Fechou a contabilidade da Câmara e deixou tudo pronto para a próxima presidência, desejou sorte ao novo presidente, Professor Denízio e disse que estar pronto para colaborar e continuar ajudando o município.

“A devolução de recursos durante os exercícios de 2017 e 2018 é parte daquilo que restou do repassado pelo orçamento Municipal ao Legislativo, e que graças à economia realizada pela casa de Leis, foi possível devolver aos cofres do executivo para investir no município”, explicou Altamir.